IOT na Indústria brasileira

 

A IOT no Brasil ainda está dando seus primeiros passos, mas já sabemos que será essencial no processo de desenvolvimento e na busca de inserção no contexto da indústria 4.0. Os primeiros movimentos de incentivo a este tipo de tecnologia já começam a dar seus primeiros passos; focado mais nas indústrias, automotiva, têxtil, mineradora e de óleo e gás.

 

A ideia inicial é construir os testbeds (plataforma para a condução rigorosa, transparente e replicável dos testes de teorias científicas, ferramentas computacionais e novas tecnologias) que trazem a reprodução em ambientes controlados, cenários reais, para que as inovações sejam testadas. Este investimento, facilita o desenvolvimento e a implantação da indústria 4.0 no Brasil, que está em seu início, mas terá papel fundamental para que a nossa indústria possa competir no mercado global em igualdade de condições, pois essa inovação trará uma maior qualificação da produção industrial.

 

O que é Internet das Coisas?

 

A internet das coisas, mais conhecida como IoT, cria uma conexão entre objetos. Quando conectado a um objeto pode exercer e disponibilizar diversas funções, como fazer cálculos, coletar dados, analisar os mesmos, transmitir informações e emitir notificações. Podendo ser conectados a aparelhos de Tv, eletrodomésticos, e seu smartphone pode funcionar como interface para este receptor das informações dos dados enviados por estes outros aparelhos.

 

IoT na Indústria

 

A IoT vai mudar os processos e como eles funcionam dentro da indústria. O volume de máquinas conectadas aumenta em todo o mundo já supera os 20 bilhões e a tendência é que esse número aumente de forma exponencial nesta década. Quanto mais máquinas conectadas, maior a capacidade de coletar dados, analisá-los e transmiti-los entre si. Indústrias com este nível de conectividade, podem acessar uma visão total e abrangente do sistema produtivo, adquirindo a capacidade de avaliar as variáveis em menor espaço de tempo e com maior eficiência.

 

Como aplicamos a IoT na Indústria

 

Gerenciamento da Produção: Quando temos máquinas conectadas, acessamos uma grande quantidade de dados, auxiliando na montagem de uma análise em nível de complexidade maior, podendo levar em consideração todos as variáveis, sejam elas internas ou externas e facilitando a criação de diagnósticos preciso dos caminhos a serem seguidos dentro do processo produtivo.

 

Redução de erros

 

Quando temos um parque de máquinas totalmente conectado, ele traz a possibilidade de monitorar a produção com capacidade de detectar problemas e executar manutenções preventivas, através das análises de padrões. Com isso um produto com defeito detectado pode ser retirado da linha de produção, ganhando tempo e economizando custos que são gerados por este tipo de ocorrência.

 

Gerenciamento de estoque

 

Máquinas conectadas podem através de sensores de estoque, identificar o nível de suprimentos antes que chegue ao fim. Este tipo de benefício, faz com que o gerenciamento do estoque siga uma adaptação flexível às necessidades que serão geradas pela demanda.

 

Indústria autônoma

 

Com máquinas e objetos trocando dados entre si, a fábrica se torna cada vez mais inteligente e autônoma. Pode-se usar robôs ou objetos dotados de inteligência artificial, para automatizar as funções e operar por conta própria.

 

Segurança industrial

 

A IoT pode facilitar o gerenciamento de todos os ambientes deixando-os mais seguros. Todas as especificidades que cada ambiente dentro da fábrica exige, pode ser controlado por sensores, que podem emitir aviso de problemas através de alarmes, trazendo maior rapidez e eficiência nas soluções. Muitas atividades que antes só eram possíveis sua execução de forma manual, podem ser automatizadas, e isso traz uma produtividade maior e mais segura.