Uma dificuldade recorrente das empresas é a entrega do projeto em seu prazo estipulado. Desta forma, os pontos necessários para um bom gerenciamento de tempo de projeto são:

. Definição da atividade – Identificação das atividades específicas do cronograma que precisam ser realizadas para produção de várias entregas do projeto

. Sequenciamento de atividades – identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma

. Estimativa de recursos – Identificar quantidade de recursos necessários para realizar cada atividade do cronograma

. Estimativa da duração da atividade – Identificar as quantidades de períodos de trabalho que serão necessários para terminar as atividades individuais do cronograma.

. Desenvolvimento do cronograma – Analise de recursos necessários e restrições de cronograma.

. Controle de Cronograma – Controle de mudanças do projeto

Estes processos interagem entre si e também com processos de outras areas de conhecimento. Cada processo pode envolver o esforço de uma ou mais pessoas ou até de um grupo de pessoas, estes processos podem sobrepor e interagir entre si.

Fonte: Guia PMBOK