Gestão de pessoas: Tudo que você precisa saber.

O RH é uma área de fundamental importância dentro das empresas. Mais do que realizar o recrutamento e a seleção, o setor desempenha uma série de outras funções estratégicas. O post de hoje trata da importância da gestão de pessoas na empresa. Vamos juntos fazer uma imersão nesse importante alicerce dentro de uma organização!!!!

A gestão de pessoas ocorre por meio de capitalização, participação, desenvolvimento e envolvimento dos funcionários. Ela tem a função de humanizar a empresa, com o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da companhia e do profissional.

A gestão de pessoas não pode e não deve ser confundida com o setor de Recursos Humanos. Contudo, existe uma diferença fundamental de atuação. O RH reúne a técnica e os mecanismos utilizados pelos profissionais da área, como recrutamento e seleção. Já a gestão de pessoas busca a valorização do trabalhador.

Muitas empresas perceberam que é necessário fazer uma boa gestão de pessoas. Quando bem realizada, essa atividade melhora o clima organizacional, o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, alavanca o crescimento da empresa no mercado.

Perfis valorizados pela Empresa

De forma geral, para a gestão de pessoas, as empresas procuram profissionais que tenham conhecimento na área. Além dos conhecimentos técnicos, muito importantes para o sucesso deste profissional, as habilidades comportamentais são muito valorizadas, assim como também; a capacidade no relacionamento interpessoal.

Entre as principais habilidades de um bom profissional da gestão de pessoas estão: treinar com eficiência os novos colaboradores para que possam compreender mais facilmente todas as nuances do trabalho a ser desenvolvido, motivar de forma intensa sua equipe para que tenha uma boa performance e alcance as metas da empresa, e recompensar seus funcionários de forma justa. Enfim, ser capaz de extrair ao máximo o potencial de cada colaborador.

Considerando que trabalhar com pessoas é a principal tarefa deste gestor, ele deve gostar de trabalhar em equipe, saber ouvir, entender as demandas da equipe e motivá-la. Para desempenhar essas atividades, possuir inteligência emocional é extremamente importante, pois esta é uma capacidade decisiva na tomada de decisões em momentos críticos

Especialização

É indiscutível que a especialização é o melhor caminho para quem deseja crescer na empresa e trabalhar nesta área. E a forma mais adequada para atingir esta meta é fazer especializações acadêmicas na área de gestão, mas nunca deixar de enxergar e aproveitar o aprendizado que temos no cotidiano corporativo através da observação e ações práticas executadas pelo seu time. O aprendizado deve ser diário e constante.

Participação de seminários e conferências com profissionais de outras empresas pode ajudar a arejar as ideias e incrementar seu conhecimentos na aplicabilidade das técnicas de gestão.