Inovação da indústria: Corra, antes que seja tarde!!!

No Brasil O grau de inovação ainda é muito baixo, e se compararmos com os padrões internacionais vamos perceber o abismo que existe entre nós e outros países mais desenvolvidos. A inovação é uma questão de sobrevivência para os negócios do país. Estamos diante de uma nova revolução industrial, por isso, inovar é algo de fundamental importância para o aumento da capacidade competitiva de cada segmento.

Esta capacidade de inovação será determinante para indicar quem vai sobreviver nesse ambiente de crescente pressão tecnológica, que trouxe uma sofisticação jamais vista para o mercado global.
Neste momento o que se pede, é uma grande mobilização empresarial, em busca de capacitação tecnológica e não basta inovar sem foco no seu negócio e sem identificar o que o mercado ao qual você está inserido exige. Investir em pesquisa para inovar é o principal caminho para quem quer enfrentar de forma competitiva a concorrência.

A inovação deve ser tratada como uma estratégia de negócio, procurando criar dentro de suas estruturas organizacionais, ambientes de incentivo à inovação, criando uma cultura interna, de forma sólida e perene, para que todos se envolvam, trazendo ideias, técnicas, conhecimento e desenvolvimento. Sabemos que inovar traz custos que muitas vezes, as empresas não conseguem aportar recursos financeiros, e o financiamento público está escasso e de difícil acesso para o empresário brasileiro.

Por isso a criatividade na alocação de esforços dentro do seu negócio é fundamental. Além disso, parcerias são bem vindas para aumentar a capacidade de adequação tecnológica.
Inovar como já dissemos anteriormente custa dinheiro, mas também depende de muito esforço na alocação de recursos internos, e não só recursos técnicos mas um grande volume de recursos humanos.

Uma empresa não será capaz de inovar se ela não estiver inserida em um ecossistema que fomente à inovação. Portanto é papel de todo empresário criar uma mobilização em prol da busca de recursos e do conhecimento inovador para nossas indústrias.

As soluções para o desenvolvimento e crescimento na industria vai depender muito das ações empresariais e menos das governamentais, pois o cenário brasileiro não aponta para soluções que possam vir de governantes, e sim da mobilização de todos envolvidos nos meios de produção, para preservar o nosso ambiente industrial de forma competitiva e estável.