A inovação corporativa é um ciclo de exploração constante de novos processos ou tecnologias que possam agregar valor as empresas. A inovação disruptiva ou incremental pode ocorrer em diferentes profundidades, mas sempre se concentra em resolver os desafios de uma maneira diferente, permitindo uma nova perspectiva sobre os problemas à medida que surgem.

É também uma forma de colocar à frente da concorrência e se preparar para uma realidade que trará mudanças inevitáveis no futuro. Pesquisas recentes (2021) detectaram que 80% dos executivos de empresas tradicionais acreditam que seus modelos de negócios atuais são extremamente arriscados. Outra pesquisa identificou que 42% (2021) das startups não avançam, pois não conseguem atender as necessidades de mercado.

A zona de conforto pode levar uma empresa em direção a um buraco negro, ou você inova ou será colocado à margem do mercado e distante dos grandes players. A inovação além de trazer algo diferente do habitual
buscando resultados inéditos e consequentemente melhores, também busca objetivos de aumentar a eficiência, a produtividade e a redução de custos.

A constante transformação digital e mudanças no comportamento do consumidor, abriu uma corrida natural para diferenciar e integrar as operações das empresas, e a Inovação Corporativa permite que essas empresas avancem com estratégias para melhorar seu posicionamento no mercado, seja desenvolvendo novos produtos, serviços e tecnologias, bem como canais de distribuição, processos organizacionais, novas formas de competir ou cooperar, com intuito de atingir novos modelos de negócios.

Utilizando-se das ferramentas corretas e a abordagem adequada, uma empresa que implementa a inovação tem maior probabilidade de obter aceitação comercial e de mercado, pois começa a identificar com precisão os desafios que essa nova cultura de inovação propõe. Isso traz uma maior amplitude no escopo de atuação e um aumento de network com startups em diferentes níveis de maturidade, ampliando as oportunidades de apoio e mentoria, através da demonstração de soluções que sejam capazes de atender ao público-alvo e suas expectativas.

Empresas tradicionais, com décadas de história, estão enxergando em seu futuro, cada vez mais a necessidade de inovações em todas as suas áreas envolvidas. Essa visão coloca a empresa à frente de seus concorrentes, proporcionando crescimento de receita, redução de custos e eficiência dos processos. Um dos processos inovadores que podem transformar o cotidiano de uma empresa é a ação de digitalizar os processos de backoffice, esse é um exemplo de como a inovação traz redução de custos e melhor desempenho.

Por tudo isso, é necessário ter um objetivo bem definido, pois isso é parte fundamental para o processo ser bem sucedido e felizmente,
existem soluções que atendem à essas necessidades, contribuindo na análise, orientação, desenvolvimento e execução das ações exigidas dentro do processo organizacional.