A importância do termo de confidencialidade

As empresas começaram a adotar um termo de confidencialidade para proteger informações e processos sigilosos e de importância estratégica do negócio. Essa confidencialidade é necessária para que a empresa não seja prejudicada e não tenha nenhuma surpresa desagradável.

 

Vivemos em um período com alto nível de competitividade, e a segurança das empresas dependem de mecanismos de proteção que permitam salvaguardar seus direitos, assim como também informações importantes para a operação de seus negócios.

 

O que é um termo de confidencialidade?

 

Um acordo de confidencialidade, também conhecido como NDA (Non Disclosure Agreement), garante que as partes envolvidas mantenham o sigilo sobre informações de qualquer tipo trocadas entre elas. O documento possui valor jurídico, portanto, qualquer quebra ou descumprimento pode gerar um processo legal.

 

Esse tipo de documento é utilizado para evitar problemas como espionagem industrial ou vazamento de informações estratégicas. Além disso, existem dois tipos de contrato de confidencialidade:

 

Acordo unilateral

Neste tipo de acordo, apenas uma das partes fornecerá informações que não devem ser divulgadas pela parte receptora. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando uma empresa apresenta um produto que será lançado para um possível cliente.

O cliente deve assinar esse acordo para que as informações da reunião não sejam compartilhadas ou divulgadas para terceiros.

 

Acordo bilateral

No acordo bilateral de confidencialidade, as duas partes envolvidas devem manter sigilo sobre as informações trocadas e compartilhadas. Um exemplo dessa modalidade é quando duas empresas decidem fazer uma parceria sobre um determinado projeto e se reúnem para discutir os detalhes e estratégias a serem utilizadas. Desta forma, nenhuma das partes poderá divulgar ou compartilhar qualquer tipo de informação sobre o projeto com terceiros.

 

 

Qual a importância do documento de confidencialidade?

Regularmente as empresas são colocadas em situações em que determinadas informações confidenciais precisam ser discutidas com outras empresas, parceiros ou clientes. Nos casos de parcerias, por exemplo, muitas vezes é necessário compartilhar informações estratégicas para que seja desenvolvido um determinado projeto ou serviço.

Nessas situações, é necessário que a empresa se proteja com um termo de confidencialidade para evitar o vazamento desses dados sigilosos e importantes. Assim, o negócio estará protegido, já que esse tipo de documento cria obrigações legais que devem ser cumpridas por todas as partes envolvidas.

quebra de sigilo por qualquer uma das partes poderá gerar processos legais contra quem cometeu o vazamento e divulgação dessas informações. Isso garante que os termos acordados serão devidamente cumpridos pelas partes. 

 

Quem pode exigir um termo de confidencialidade?

 

Um modelo de termo de confidencialidade pode ser feito por qualquer pessoa ou organização que queira manter informações estratégicas em sigilo. O mais usual é que esse acordo seja solicitado por organizações que não desejam que suas informações estratégicas sejam reveladas, distribuídas ou compartilhadas.

Podemos usar como exemplo empresas que atuam com o desenvolvimento de tecnologia e inovação. Isso porque as pesquisas e descobertas feitas por essas companhias são muito valiosas e não podem, em hipótese alguma, cair nas mãos da concorrência. O banco de dados da empresa precisa ter um nível de segurança que garanta a eficiência na proteção dos dados.

Além disso, após a aprovação da Lei geral de Proteção de Dados (LGPD) as empresas têm a responsabilidade legal de proteger os dados pessoais de seus clientes e parceiros. Sendo assim, utilizar termos de confidencialidade com colaboradores e empresas parceiras pode garantir a segurança desses dados.

 

Segurança na contratação de colaboradores

 

 Empresas que estão constantemente desenvolvendo novos produtos, como é o caso das empresas de tecnologia e a indústria, é muito importante manter o sigilo. Por isso, ao contratar novos colaboradores, é importante acrescentar esse acordo no contrato do profissional para garantir a proteção dessas informações.

 

Confidencialidade no Home Office

Para situações em que o teletrabalho (Home Office) é necessário, utilizar termos de confiabilidade também pode ser uma solução para garantir o sigilo das informações. Assim, mesmo que os colaboradores não estejam fisicamente na empresa, os dados confidenciais da empresa estarão seguros e protegidos.

 

Manutenção da competitividade

Informações pessoais, valores cobrados por serviços prestados, processos internos e novas ideias são dados muito importantes e sigilosos. Mantê-los seguros assegura que a concorrência não utilize essas informações para seu próprio benefício. Assim, seu negócio terá esse diferencial para oferecer aos clientes. A confidencialidade permite a manutenção do controle das informações, trazendo uma maior credibilidade para sua organização perante o cliente e parceiros.

 

Use a tecnologia na gestão dos dados

Não basta adotar o termo de confidencialidade como única opção para proteger as informações, também é necessário adotar a tecnologia para ajudar nesse controle. Os sistemas de gestão desempenham importante papel para evitar vazamentos de informações, principalmente dados pessoais dos clientes. Por isso tudo não dispensa o auxílio da tecnologia na proteção dos dados do seu negócio.