GHS – Sistema Globalmente Harmonizado

Adotado mundialmente como forma de garantir aos utilizadores as informações sobre os perigos envolvidos no manuseio, transporte e/ou armazenamento de produtos ou matérias primas consideradas perigosas dentro do ambiente de trabalho, com o uso de pictogramas e frases previamente definidas.

NR26 – Norma Reguladora do MTE

Incorporou as diretivas do GHS o que tornou a sua implementação obrigatória no Brasil, exigindo documentos de segurança (FISPQ/SDS e RÓTULOS) para os produtos classificados como perigosos.

Como funciona:

É necessária a rápida identificação de todos os perigos que os usuários (seja trabalhador ou consumidor final) estarão expostos ao manusear o produto. As principais ferramentas são os pictogramas e as frases de perigo que são idênticas no formato, cor, desenho e textos em todo o mundo.

Principais perigos pelo não cumprimento:

O não atendimento a tais exigências, expõe o colaborador e/ou usuário final, a riscos de acidentes e a empresa vulnerável nas fiscalizações com a possibilidade de pesadas multas.

Empresas que precisam se adequar:

Indústrias famacêuticas;

Indústrias químicas;

Empresas que produzam misturas perigosas;

Empresas que fracionem produtos, extraindo os mesmos de sua embalagem original, armazenando-os em outras embalagens;

Empresas que armazenam e/ou distribuam produtos perigosos.

O Erp Jad Software da Shpgroup por ser especialista na Industria Química é integrado com o Sistema de Rotulagem GHS em seu módulo de Produção e Recebimento de Materiais, automatizando este processo buscando a isenção de erros e minimizando o tempo de sua empresa.