Infraestrutura de TI: qual a sua importância nas empresas

A infraestrutura de TI desempenha um papel estratégico na transformação digital. Todos esses recursos permitem às organizações utilizar novas aplicações e desenvolver suas atividades profissionais, ampliando a necessidade de desempenho e segurança para garantir uma operação eficiente.

 

A transformação digital, traz a necessidade de uma atenção mais profunda com as questões de Infraestrutura que deve ser bem projetada e segura.

Todos os dispositivos utilizados dentro de uma organização devem estar voltados não só a adequação aos sistemas integrados, mas também a proteção dos dados. A infraestrutura de TI deve ser pensada de forma global. O projeto pode e deve incluir um fornecedor de soluções em TI, uma estrutura própria ou um sistema híbrido, opção mais utilizada atualmente.

A gestão da infraestrutura de TI dentro de uma organização inclui políticas e estratégias de tecnologia, equipamentos, dados, recursos humanos e parcerias terceirizadas. Assim, ainda que a sua empresa conte com outsourcing de TI, sua equipe interna também é fundamental para o sucesso de seus projetos.

A seguir vamos observar a importância do planejamento da TI de uma empresa para buscar o melhor desempenho e melhores resultados para a sua empresa.

 

O que é a infraestrutura de uma empresa?

A infraestrutura de TI de uma empresa é o sistema de hardware, software, recursos e componentes do serviço que suportam as entregas do negócio e permitem a execução dos processos de TI. É muito mais que, elementos físicos (máquinas, cabos…). A infraestrutura de TI inclui também os elementos virtuais que permitem o funcionamento de todos os processos tecnológicos do negócio. O que podemos considerar como itens que fazem parte da infraestrutura:

  • Hardwares;
  • Softwares e aplicativos;
  • Sistemas operacionais;
  • Gestão e armazenamento de dados;
  • Plataformas de comunicação e redes;
  • Serviços integrados;
  • Plataformas de internet.
  • Ao planejar a infraestrutura de TI da sua empresa, é preciso estar atento às demandas do negócio em relação a todos os elementos necessários para o bom funcionamento dos processos.
  • Apesar de documentação, processos e recursos humanos não serem considerados parte da infraestrutura, os três elementos são de fundamental importância para que a operação tenha um bom desempenho e máxima eficiência. 

Qual a importância da infraestrutura de TI em uma empresa?

Estamos todos vivendo em um mundo extremamente conectado, onde a dependência da tecnologia é percebida em qualquer segmento da vida humana. Ao tratarmos de negócios, essa dependência é inquestionável e irreversível.

Por menor ou mais local que seja o seu negócio, o mínimo de infraestrutura de TI é necessário. Seja para entrar em contato com clientes e fornecedores ou simplesmente para aceitar pagamentos com cartão.

Quanto maior a empresa, a demanda por tecnologia é exponencialmente ampliada. Gerenciamento de dispositivos, softwares de gestão, automação de processos, gerenciamento de dados, integração de filiais em diferentes partes do mundo são  demandas comuns a empresas de diferentes segmentos, portes e setores da economia. Portanto, investir em TI é vital e imprescindível para qualquer organização que pretende se manter de forma competitiva buscando os melhores resultados. Quando se tem uma infraestrutura de TI organizada e adequada pode proporcionar muito benefícios:

  • Aumento da produtividade – Ao adotar as melhores soluções em TI para a sua empresa, as perdas de tempo e capital para solucionar falhas reduzem. Fica mais fácil focar no que realmente importa, ou seja, oferecer o melhor serviço/ produto para o seu cliente.
  • Redução de custos – investir em TI significa adotar as soluções que oferecem o melhor custo-benefício para o seu negócio, sem desperdício de recursos, mas com foco na manutenção do fluxo de informação sem perdas. Isso resulta em menos gastos com retrabalho, reparação de danos e recuperação de dados.
  • Melhoria na qualidade do serviço prestado – quando os processos de uma empresa fluem sem obstáculos e atrasos, consequentemente os resultados apresentados serão melhores. Sem interrupções no tráfego de informações, é possível entregar melhor desempenho e valor agregado ao serviço prestado.

Uma tendência atual é o outsourcing de TI (terceirização), que possibilita que a empresa foque na solução das demandas do cliente, e possa ter concentração máxima, enquanto o provedor de soluções de TI garante o funcionamento e a manutenção dos recursos tecnológicos.

 

Como elaborar um projeto de infraestrutura de TI?

Para se chegar a uma infraestrutura de TI adequada para o seu negócio é começar através da elaboração de um projeto direcionado para as necessidades do seu negócio. Estudar as necessidades e, a partir daí, selecionar os recursos e soluções necessárias.

Alguns passos devem ser seguidos para que a implementação do projeto de TI obtenha sucesso. É necessário seguir algumas etapas:

 

Estude sua demanda

O primeiro passo para encontrar as melhores soluções para você é conhecer quais são os seus problemas. É comum que lideranças solicitem investimentos em serviços de TI, que por muitas vezes ficam abaixo das necessidades ou ficam acima das mesmas necessidades, por isso a importância do levantamento detalhado e assertivo da demanda que sua empresa vai gerar. Portanto deve-se analisar a empresa de forma departamental e entender a necessidade de cada setor para depois se fazer a equalização das soluções dentro do todo da estrutura.

Opte por escolhas sábias

Ao selecionar determinada solução de TI, é preciso levar em consideração os usuários daquela tecnologia, o retorno consequente de sua adoção, e a manutenção e atualização necessárias para conservar seu bom funcionamento.

Além disso, é importante considerar a escalabilidade tecnológica, ou seja, se a solução desejada pode continuar a ser usada ou ser facilmente adaptável em uma futura expansão do negócio sem prejudicar o desenvolvimento dos processos internos.

Faça a documentação dos processos.

Desde a escolha da infraestrutura de TI até as decisões para corrigir falhas, passando pela implementação e mudanças. De forma geral, todos os processos devem ser documentados da forma mais completa possível, pois isso vai nortear as melhorias, assim como também a detecção de problemas.

Esta documentação não deve ser negligenciada pois é fundamental para assegurar que decisões tomadas, conhecimento sobre clientes e processos em geral não se percam no dia a dia ou após a saída de alguém da equipe.

Elabore uma RFP para buscar o melhor provedor

A solicitação de orçamento, uma RFP (Request for Proposal, ou Pedido de Proposta) é um documento completo com as informações básicas sobre o seu negócio, requisitos para a parceria, escopo de trabalho, volumetria de processos e resultados desejados.

Esse documento é fundamental para uma escolha acertada do fornecedor de serviços de TI para o seu negócio. Ele converge requisitos e competências para um mesmo ponto de interesse, facilitando seu processo de avaliação das propostas de serviço e a escolha do melhor parceiro.

Por melhor que seja o seu projeto de Infraestrutura dentro do seu negócio.  É preciso revisá-lo e atualizá-lo periodicamente. Novas tecnologias surgem a todo momento e estar a par das tendências é importante para manter competitividade e produtividade, além de não perder recursos e oportunidades.